Brownie do Jamie Oliver

Um dia resolvi fazer um brownie, mas a preguiça foi maior que a vontade. Comprei aqueles de caixinha e ficou mais duro que pedra.

Tomei vergonha na cara e fui atrás de uma receita de fundamento para fazer. Achei esta no site do Jamie Oliver.

IMG_8591

Ingredientes:

  • 200g de chocolate amargo (70% de cacau)     *coloquei um de 60% para não ficar muito amargo.
  • 250g de manteiga sem sal                                     * usei manteiga com sal. E ficou bom igual.
  • 150g de nozes picadas (opcional)                       * usei amêndoas fatiadas e uvas passas.
  • 80g de cacau em pó
  • 65g de farinha de trigo                                           *usei farinha integral
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 350g de açúcar                                                          *achei demais esta quantidade e coloquei somente 280g
  • 4 ovos

Modo de preparo:

– Pré-aqueça o forno a 180 º C;
– Forre uma assadeira retangular 20 x 30 centímetros com papel vegetal (se não quiser usar o papel e preferir a manteiga, não vejo problema);
– Quebre o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma tigela;
– Acrescente a manteiga derretida e um pouco de água fervente (aqui precisa mexer até dar o ponto de massa);
– Adicione as nozes e misture;
– Em outra tigela misture o cacau, a farinha, o fermento e o açúcar. Junte com a mistura do chocolate (quando fiz ficou bem seco e acrescentei mais um pouco de água);
– Bata os ovos e misture até ficar cremoso;
– Coloque na forma e deixe assar por 25 minutos.

Obs: e se é para “chutar o balde”,  sirva com uma bola de sorvete de creme. 😀
No meu caso eu só não comi por não ter em casa.

6 pensamentos sobre “Brownie do Jamie Oliver

  1. Anaaa, eu amo esses seus posts de culinária!! Fazia tempo que você não postava nada a respeito!!
    Apesar de não ser muito fã de doces (chocolate, inclusive) – é para acreditar nisso – eu gosto de ver as fotos dos seus pratos, de sentir a sua alegria ao descreve-los… Fantástico!!
    Beijo, prima.

  2. Ana!
    Já tentei inúmeras vezes fazer brownie e nunca nenhum deles ficou (sempre muito seco e duro). Não sei se o problema sou eu ou as receitas que não eram boas. Essa receitinha do Oliver vale a pena? Bjs.

    • Oi Vânia…comido também acontecia isso. Mas com esta receita consegui fazer um brownie que não fosse uma pedra! rsrsrsrs
      Só cuida o tempo de forno. O meu forno é muito forte e deixei um pouco menos.
      Beijos e me conta se vc tentar,

Deixe um comentário